INDICAÇÕES
Os revestimentos da Viniliko são indicados para diversos ambientes e aplicações, em áreas residenciais. Nossos produtos são ecologicamente responsáveis, feitos em material virgem e reciclado, possuem as mais diversas certificações internacionais e seguem padrões estabelecidos globalmente para revestimentos vinílicos. Entre as características específicas para cada aplicação, destacamos a tecnologia Solar Block que garante maior durabilidade, mesmo com exposição direta. São resistentes a manchamentos por óleos, graxas e água, permitindo sua instalação nos mais diversos locais, desde que obedecidas as normas técnicas indicadas.

INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO
O piso LVT (Luxury Vinyl Tile) deve ser aclimatado à temperatura e umidade do ambiente. Deixe a embalagem fechada no ambiente por pelo menos 24 horas antes da instalação sobre uma superfície plana. A temperatura ideal para a instalação é de 17 a 29 °C.
Os revestimentos da Viniliko devem ser aplicados por profissional experiente, qualificado e que saiba executar o assentamento seguindo os procedimentos obrigatórios descritos na NBR 14.917-2 / ABNT;

FERRAMENTAS E SUPRIMERNTOS RECOMENDADOS
Medidor de nível, estilete, régua, esquadro, lápis ou giz, guilhotina de precisão, trena ou fita métrica, desempenadeira denteada (dentes finos), lixadeira para pisos, furadeira com dispositivo para mistura, rolo compressor ou sarrafo revestido com tecido grosso, soprador térmico, espátula, pano para limpeza; vassoura; aspirador de pó.

PREPARAÇÃO DO SUBSTRATO
O substrato deve estar nivelado, seco e limpo. Grampos, pregos de carpete ou resíduos de cola devem ser removidos. A superfície deve estar livre de quaisquer impurezas que impeçam a aderência da camada subsequente, tais como, poeira, óleos, umidade, tintas, gesso entre outros. Deve estar firme e curada por pelo menos 14 dias antes da aplicação do Primer / Argamassa Autonivelante Premiatta ou do revestimento.
O verso do revestimento, igualmente à superfície de instalação, deve estar livre quaisquer impurezas que impeçam a aderência e a ancoragem na instalação.
A superfície de instalação deve estar nivelada e isenta de imperfeições de acordo com os requisitos descritos na NBR 15.573-3 / ABNT. Caso esteja sujeita à exsudação, antes da aplicação do revestimento garanta a impermeabilização da superfície.

RECOMENDAÇÕES
• Verificar a planicidade do substrato, fixando um prego no centro do piso e esticando uma linha da base do prego até o canto mais distante do ambiente avaliando se existem diferenças superiores a 3 mm a cada metro, corrigindo-as caso exista.
• Não deve ser instalado sobre carpete, base de feltro, piso de parquet de madeira, revestimentos soltos, pisos ou paredes pintadas, com resíduos de tinta, pisos flutuantes, áreas descobertas ou com alta exposição ao tempo.
• Não expor o revestimento a excesso de água na sua superfície por mais 16 horas. O acúmulo de água sobre ou ao redor das bordas externas do piso pode danificar o substrato, a cola, ou outros materiais causando desplacamento. Isso não é considerado um defeito no piso ou na instalação.
• Evitar infiltrações de qualquer natureza no concreto, pois podem criar altos níveis de emissões de vapor de umidade (exsudação), pressão hidrostática e altos níveis de alcalinidade (eflorescência). Esta combinação é altamente corrosiva e danificará o piso com o tempo.
• Evite cortes pequenos e filetes, antes de iniciar a instalação meça a superfície e divida pela largura da régua. Faça a paginação de modo que tenha a menor quantidade de recortes possível.

INSTALAÇÃO
• Após o preparo do substrato e a perfeita limpeza e nivelamento da superfície, faça a aplicação da cola com desempenadeira denteada (dentes finos de até 2mm) e a distribua homogeneamente com movimentos circulares. Evite aplicar a cola em excesso e em áreas muito grandes que dificultem a instalação, respeitando os tempos de secagem indicados pelo fabricante. Certifique-se de utilizar a cola especificada para cada tipo de ambiente.
• Para iniciar a instalação, posicione a primeira régua para garantir o perfeito alinhamento em toda extensão do ambiente a ser revestido.
• Se o rodapé existente não puder ser removido, crie uma junta de dessolidarização na base do rodapé em todo o perímetro da instalação.
• Sempre coloque o lado cortado das réguas voltado para parede / piso. Use espaçadores ao longo das tiras mantendo uma folga para dilatação de 7~8 mm entre a parede e o piso, essa folga deverá ser coberta por rodapé;
• Continue a instalação ao longo da superfície até chegar à última régua completa. Para ajustar a última régua, meça a distância até a outra face e corte o revestimento do tamanho exato deixando a folga de dilatação;
• Para uma boa paginação / amarração (distância entre o início de uma régua do início da outra na fileira ao lado) recomenda-se um intervalo mínimo de 400mm, as réguas não devem em momento algum ter quatro vértices na mesma posição. (Conforme figura abaixo)

OBS: A última régua deve ter mais de 300 mm de comprimento. Isso pode exigir um corte para iniciar a linha dependendo do tamanho do ambiente.

Sempre verifique as réguas quanto a defeitos como lascas e variações de cor, sob boas condições de luz. Recomenda-se a utilização de painéis do mesmo lote no mesmo ambiente. Para uma melhor harmonização é aconselhável misturar peças de várias caixas do mesmo lote durante a instalação.

LIMPEZA
• Utilizar esfregão ou vassoura para a manutenção diária. Quando necessário, limpe com um pano ou esfregão húmido e um detergente neutro.
• Nunca use polidor de piso ou cera de limpeza de piso, sabonetes oleosos, etc., pois esses produtos podem danificar e/ou deixar uma película no piso.

Scroll to Top